Perguntas Frequêntes

Os materiais mais comuns utilizados na fabricação de semijoias são prata e ouro, geralmente banhados a ouro ou ródio. Além disso, também são utilizadas pedras naturais ou sintéticas, como zircônia, cristal, ametista, entre outras.

 

As semijoias podem causar alergia, principalmente devido ao níquel, que é um metal condutor de energias usado para facilitar as micropartículas de ouro colocadas na peça. Outro vilão causador de alergias é o cádmio.

 

Para garantir a durabilidade das suas semijoias, você deve:

  • Evitar o contato com produtos químicos4.
  • Não passar perfume quando estiver com a peça.
  • Limpar com sabão neutro e água.
  • Lustre com uma flanela4.
  • Guardar com cuidado.

Não é recomendado usar semijoias no banho, na praia ou na piscina. O contato com a água salgada ou com o cloro da piscina, somado ao calor excessivo, pode acelerar o processo natural de desgaste da prata ou do bronze.

Sim, as semijoias podem desbotar ou escurecer com o tempo. Isso ocorre devido ao processo de oxidação, que é uma reação química que acontece quando a camada de metal nobre da semijoia fica exposta ao ambiente, sofrendo reações físicas (como os arranhões causados pelo atrito com outros objetos) e químicas (como a oxidação e a corrosão) que afetam a aparência e a durabilidade das peças